Pular para o conteúdo principal

Segunda Crônica #4: O Banco Alto do Ônibus


O vento soprou de forma fria, penetrando as duas camadas de tecido que me protegiam. Vestia uma camisa regata e por cima dela uma blusa de manga- bem maior do que eu - com a estampa do Zé Carioca, que equilibrava o peso de seu corpo em um guarda-chuva. Juntos, os tecidos daquela roupa não superavam a grossura da calça jeans surrada que eu usava. Mas acredite: aquela era a melhor roupa que tinha para me proteger do frio.
Quando passamos em frente a um laboratório de exames clínicos a caminho do ponto de ônibus, levantei os olhos para encarar o painel digital que indicava 20°.

Envolvi a mim mesmo em um abraço passando a mão pelos braços na tentativa de me aquecer.

- Ainda vai demorar muito pra chegarmos em casa, mãe?

Ela balançou a cabeça negativamente e eu levantei os olhos mais uma vez para encarar o painel digital, que agora dizia ser 22h42.

Não sabia bem o que aquilo queria dizer, na escola eu tinha aprendido a ver as horas, mas não daquele jeito. Sabia que elas iam de 1 às 12 da manhã e de 1 às 12 da noite. Ainda não sabia o que queria dizer 22h...

Fiquei encabulado, pensei até em conversar com minha mãe sobre aquilo, porém desisti.

Seu olhar estava cansado. Calei-me. Não queria cansar ainda mais a sua mente com aquele tipo de pergunta, questionaria a professora, no outro dia e contaria minha descoberta a ela, logo depois. Suas mãos estavam frias e além do olhar cansado seu nariz corizava de forma insistente. Ao contrário de mim, ela não vestia sequer uma blusa de manga fina. Na verdade, a blusa que me protegia do frio era dela e não minha.

Naquele dia, as coisas não tinham ido muito bem. Minha mãe vendia lanches. Não só isso, ela também os preparava. No dia anterior, acabou dormindo tarde por conta de uma mal-estar provocado por um resfriado. O que resultou em uma sequência de atrasos. Minha mãe demorou a acordar, cheguei atraso na escola e ela não conseguiu preparar os lanches para vender à tarde no colégio perto da nossa casa.

Acompanhei tudo isso de forma atenta, ajudando sempre que possível. Fosse pegando uma sacola, ou apagando o fogo antes que a panela queimasse. Tinha vontade de ajudar mais, de tirá-la daquela situação, mas o que eu poderia fazer? Tinha apenas nove anos. Minha mãe sempre deixava claro que lugar de criança era na escola e que sem educação bem provavelmente teria o mesmo destino que o dela: vender lanches para sobreviver. Não tinha vergonha do que ela fazia, pois além de tudo era um trabalho honesto. Ela nunca me levava para vender lanches com ela, mas naquele dia, a vizinha que sempre ficava comigo teve que cuidar da filha que tinha feito uma cirurgia. Não teve jeito, contudo, antes de sair foram mil recomendações.

Concordei com tudo sem questionar, ela me parecia tão cansada! A última coisa que precisaria era de um filho rebelde para dificultar as coisas.

Quando a noite chegou, fomos para a faculdade onde ela vendia seus lanches. Fui o motivo de todas as atenções. As meninas apertavam minhas bochechas e afirmavam que eu era lindo, enquanto os rapazes apertavam a minha mão e diziam que eu era muito parecido com minha mãe. O porteiro, que já a conhecia, lhe emprestava uma mesa e ela então colocavam as vasilhas e as garrafas de suco sobre ela. Tudo isso era organizado em um carrinho de lanches de duas rodas.

Naquele dia, notei o quanto minha mãe era uma pessoal guerreira. Ela tinha todos os motivos para reclamar, queixar-se e afirmar o quanto as coisas eram difíceis. Ao invés disso, ela apenas trabalha e dizia apenas que as coisas iriam melhorar. Mas, o mais admirável de tudo é que ela não permitia que essas dificuldades me atingissem.

Senti um orgulho dela. Naquele dia, mais do que todos os outros.

Dos alunos a chamando de tia, do porteiro a lhe emprestar a mesa, de como as pessoas pareciam ama-la. Pelo que ela era. Simplesmente.

- Tchau, Seu José. – Despediu-se ela.

O porteiro acenou e olhou o relógio.

- É melhor se apressar, se não vai perder o ônibus!

Ela assentiu e eu acenei de volta para ele.

O ponto de ônibus era um pouco distante da faculdade. Eu já me sentia cansado e percebi que estava atrasando a caminhada. Além de tudo, estava frio! Quando avistei o painel em frente a clínica o termômetro marcava 20°.

Agosto estava fazendo juiz a sua fama!

- Ainda vai demorar muito pra chegarmos em casa, mãe? – Quis saber.

Ela fez que não com a cabeça.

Minha mãe puxava o carrinho de lanches, agora vazio e com certeza mais leve, com uma das mãos e com a outra segurava a minha.

Parei de andar, de repente e ela fez o mesmo, virando-se para me encarar.

- Eu amo a senhora e me orgulho muito de tudo que você faz.

Sua expressão cansada evaporou-se e seus olhos se encheram d’água. Ela ajoelhou-se para ficar na mesma altura que eu.

- Eu também amo você, filho! – Respondeu e me abraçou.

Descrever sentimentos é algo complicado, já que sentimentos são para serem sentidos. A lembrança daquele momento faz até hoje com que eu sinta o calor daquele abraço e tudo que ele me transmitiu, que não será descrito aqui. Pois qualquer tentativa de descrever aquela sensação iria colocar em xeque o real significado do sentimento.

Aquele momento foi interrompido pelo som do ônibus que se aproximava e pela nossa pressa, ao perceber que ainda estávamos longe de chegar ao ponto. Mas o motorista não havia sido tão rigoroso e fez sua para ali, para nos apanhar, exatamente onde estávamos.

- Obrigado! – Agradeci contente e ele fez um gesto com a cabeça.

Dali a alguns minutos, estaríamos em casa. No quentinho! Estava tão cansado! Como minha mãe tinha forças para encarar aquilo todos os dias?

Passei por debaixo da catraca e corri em direção as cadeiras altas, elas eram as minhas favoritas, e sentei na janela, prestando atenção na rua lá fora. Minha mãe já cochilava, quando aquele som fez com que ela despertasse assustada.

- O que foi isso mãe? – Perguntei confuso.

Os outros passageiros pareciam igualmente intrigados e alguns colocavam suas cabeças para fora da janela.

- É um tiroteio! – Constatou alguém. Quando o som se fez repetidas vezes logo em seguida.

De repente, um congestionamento se fez e o ônibus parou. Uma fileira de carros se formou lá fora e algumas pessoas estavam abandonando seus veículos.

Tive uma sensação ruim.

- Mãe, o que tá acontecendo?

Ela parecia assustada.

- Vai ficar tudo bem, filho! – Disse apenas.

Estávamos perto de uma agência bancária e bandidos tentavam explodir o local, quando uma viatura da polícia passou pelo lugar. Os policiais foram recebidos à bala e logo se iniciou uma troca de tiros. Estávamos no meio do fogo cruzado.

As portas se abriram e os passageiros começaram a descer. Tivemos a mesma atitude. De tão assustada, minha mãe acabou deixando o carrinho para trás. Em momentos como esse, o instinto de sobrevivência é maior do que qualquer outro detalhe, ou preocupação. Corremos para trás de um carro e nos abraçamos. Meu corpo tremia, mas não por conta do frio. O medo fazia com que eu tivesse espasmos involuntários na região do tórax. Escondi meu rosto em seu peito e ficamos ali, até que os tiros cessaram. Mesmo assim, minha mãe continuou a me abraçar. Passamos mais um tempo daquela forma, até que notei que as pessoas começavam a sair de seus esconderijos.

- Mãe? – Chamei, sem conseguir ver seu rosto, desfazendo o abraço.

- Ô meu Deus! – Ouvi uma mulher gritar perto de nós.

Minha mãe estava de olhos abertos e escorria sangue do buraco em sua testa.

Meu coração gelou.

Demorou um pouco, para compreender que a partir daquele momento eu nunca mais a veria novamente.

Naquele dia, parte de mim também morreu.

Comentários

  1. Esse conto é "sem comentários". Estória muito forte. Inicialmente parece mais uma do dia a dia, mas só final o leitor que tenha o mínimo de sensibilidade será arrebatado por um sentimento que somente cada um tentará descrever. Muito forte! Como literatura, como arte, é muito bom!
    Parabéns!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prosa de Quinta #2: Algumas Cartas Não Devem Ser Abertas

Ela acreditava em anjos e, porque  acreditava, eles existiam [Clarice Lispector]. 1 A chaleira apitou, tirando Daniela de um devaneio. As mãos, vestidas em luvas de cozinha, ergueram um envelope de 114 x 162 mm. O vapor atingiu o fecho. Vinte segundos depois, com toda a cautela possível, uma pequena lâmina foi passada por baixo da aba do envelope, partindo o lacre amolecido. — Voilà ! — disse, retirando a carta. Salvador, Bahia, 5 de maio de 1993. Elsa, Será que jamais percebeu minha indiferença pelos seus sentimentos e aflições? Imagino que tenha contratado um detetive (que deve ter sido caro) para descobrir minha localização e enviar aquela carta patética. Nela você diz que ficou doente e só minha presença poderia te acalmar ou te salvar. Pelo amor de Deus, Elsa, és louca de fato ou está ensaiando para entrar num sanatório? Eu voltar? Acorde! Jamais gostei de você. Fiquei ao seu lado por simples interesse. Suas amigas bem que tentaram te avisar, mas você já

Prosa de Quinta #1: A Última Noite

Dizem por aí que o maior fardo que uma mulher  pode carregar é o conhecimento futuro da solidão. 1 Bartolomeu bateu na porta. Ele esperou mais alguns segundos e bateu outra vez. De repente, em sua mente, a ficha caiu. Foi tão estranho, tão perturbador perceber que depois daquela noite jamais bateria naquela porta novamente que, na terceira vez que bateu, fez isso com suavidade. — Bartô? — indagou uma voz familiar. Ela já deveria estar esperando por ele. Como sempre, ele tinha telefonado antes de ir e, naquela noite, aproveitou para antecipar o motivo do fim do relacionamento pelo telefone.  — Sou eu. A porta foi aberta bem devagar.  — Você está bem, Verônica? — Sim... Entre, Bartô. 2 Ele entrou. Verônica trajava uma camisola-lingerie preta de seda pura. O tecido parecia abraçar seu corpo de curvas suaves. Ela foi até um canto da sala de estar, abriu uma garrafa de vinho tinto e encheu uma taça. — Estou com sede, encha mais. — Vá com calma, Bartô.

Babado de Segunda #2: A mulher gorda

Era mais uma nostálgica tarde de domingo, não tinha amigos nem para onde sair. Deitada no sofá, movimentava o controle remoto em busca de alguma programação que lhe agradasse. Suada, impaciente, coberta de preguiça, levantava-se apenas para tomar água e pegar alguma coisa para comer. A casa simples, pequena, morava sozinha, a geladeira repleta de guloseimas, há anos prometia-se um regime e as segundas sempre começaria uma caminhada.  A programação dominical da TV aberta permitia-lhe apenas programas pejorativos, a grande maioria exibindo belas mulheres de corpos esculturais, mostrando lingeries sensuais e micro biquínis em praias. Aquilo era nauseante, torturante, precisava mudar de canal, não poderia maltratar-se tanto assim. Em um súbito ato de revolta, apertou o controle remoto com força o que fez com que mudasse de canal, decidiu então assistir aquele filme, envolver-se mergulhada na história de amor do jovem casal, desejou ser a mocinha a beijar o galã. No interva