Pular para o conteúdo principal

GRITO DOMINICAL #6: A sociedade crônica




                                       "Acabar com a corrupção é o objetivo de quem ainda não chegou ao poder"
                                        (Millôr Fernandes)



  
Se eu soubesse quem inventou política eu mandava matar! Esses malditos não sabem fazer outra coisa a não ser prometer, enganar e roubar. Detesto politicagem. Outro dia eu vinha caminhando pela calçada perto de minha casa quando observei uma dessas propagandas enganosas no out dor. O cartaz dizia em letras garrafais: “SEJA HONESTO.” Ao lado da frase havia a fotografia de um certo ex presidente. Virei a cara para não ter que continuar vendo aquela hipocrisia. Naquele mesmo instante vi cair do bolso de um cego uma moeda de 1 real. Como ele tinha uma cuia cheia de trocado, não percebeu a queda do ouro - aquele real valia ouro pra mim (risos) - e eu estava precisando exatamente de 1 real para inteirar o buzu. Disfarcei. Peguei rapidamente a nica e esperei para ver a reação do cego ou se mais alguém viu a moeda cair do bolso dele. Afinal, achado não é roubado e eu não tirei a moeda de ninguém, achei no chão. Além disso, eu estava realmente precisando, foi por uma justa razão.

O buzão chegou. Corri, entrei, paguei a passagem e sentei na primeira cadeira, a “cadeira do idoso”, para ficar mais perto da saída e não ter trabalho na hora de descer. Um velho nojento com cara de político e vestido de paletó entrou pela porta da frente e grudou em mim, achando que eu levantaria para ele sentar só porque estava escrito PREFERENCIALMENTE PARA IDOSO perto do assento. Ele não sabe interpretar texto. É pior do que Tiririca, burro! Mas, como eu estava falando, político não presta. Quem não se lembra do senhor malvado? Diziam que ele roubava, mas fazia. Como se roubar fosse certo.

Quando cheguei em casa minha mãe disse que a jarra de suco na geladeira era para dois. Como estava com muita sede e meu irmão já havia adormecido, bebi todo aquele líquido delicioso. Acho que não fiz nenhum mal. Como dizem, tá tudo em casa!  O que não aceito é a forma como os candidatos se relacionam uns com os outros e com os financiadores de sua candidatura: o povo está cansado de ver essa vergonhosa troca de favores, essa compra de voto como aquela que passou no Jornal Nacional. Aliás, lembrei que o natal está chegando e não posso esquecer-me de comprar um presentinho para o chefe do DETRAN que ajeitou a carteira de motorista para mim. Mas isso é o mínimo. Sou um piloto sem igual e não há nada de errado em ter uma carteira de habilitação. O mais importante é que eu tenho consciência política e por isso mesmo não gosto de politicagem, do jeito que eles enganam as pessoas. Ando me perguntando: aonde é que vamos parar com essa falta de ética em Brasília? Sei não!

Quem não viu Lula na Praça Castro Alves tentando induzir o povo a votar no seu candidato para a prefeitura de Salvador nas eleições de 2012? Dizia ele: “Você, Nelson, é um cara preparado...” Eu pergunto: preparado pra quê? Isso é politicagem pura. Eu repudio essas ações. Estou até ficando enjoado com essa conversa. Vou telefonar para meu amigo Cássio agora pra pedir a ele pra me dar uma forcinha lá no estágio da UNEB. E não é por pura politicagem. É porque tenho que cumprir as tais Atividades Curriculares Complementares.

Bom. Agora que ficou claro que detesto politicagem, vou passar um e-mail para todos da minha caixa de endereços, só para garantir que eles pensem que me lembro deles. Beijo, ilustríssimo amigo leitor!






FONTE DA IMAGEM: https://pixabay.com/pt/illustrations/escudo-%C3%A9tica-moralidade-2110613/

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Prosa de Quinta #2: Algumas Cartas Não Devem Ser Abertas

Ela acreditava em anjos e, porque  acreditava, eles existiam [Clarice Lispector]. 1 A chaleira apitou, tirando Daniela de um devaneio. As mãos, vestidas em luvas de cozinha, ergueram um envelope de 114 x 162 mm. O vapor atingiu o fecho. Vinte segundos depois, com toda a cautela possível, uma pequena lâmina foi passada por baixo da aba do envelope, partindo o lacre amolecido. — Voilà ! — disse, retirando a carta. Salvador, Bahia, 5 de maio de 1993. Elsa, Será que jamais percebeu minha indiferença pelos seus sentimentos e aflições? Imagino que tenha contratado um detetive (que deve ter sido caro) para descobrir minha localização e enviar aquela carta patética. Nela você diz que ficou doente e só minha presença poderia te acalmar ou te salvar. Pelo amor de Deus, Elsa, és louca de fato ou está ensaiando para entrar num sanatório? Eu voltar? Acorde! Jamais gostei de você. Fiquei ao seu lado por simples interesse. Suas amigas bem que tentaram te avisar, mas você já

Prosa de Quinta #1: A Última Noite

Dizem por aí que o maior fardo que uma mulher  pode carregar é o conhecimento futuro da solidão. 1 Bartolomeu bateu na porta. Ele esperou mais alguns segundos e bateu outra vez. De repente, em sua mente, a ficha caiu. Foi tão estranho, tão perturbador perceber que depois daquela noite jamais bateria naquela porta novamente que, na terceira vez que bateu, fez isso com suavidade. — Bartô? — indagou uma voz familiar. Ela já deveria estar esperando por ele. Como sempre, ele tinha telefonado antes de ir e, naquela noite, aproveitou para antecipar o motivo do fim do relacionamento pelo telefone.  — Sou eu. A porta foi aberta bem devagar.  — Você está bem, Verônica? — Sim... Entre, Bartô. 2 Ele entrou. Verônica trajava uma camisola-lingerie preta de seda pura. O tecido parecia abraçar seu corpo de curvas suaves. Ela foi até um canto da sala de estar, abriu uma garrafa de vinho tinto e encheu uma taça. — Estou com sede, encha mais. — Vá com calma, Bartô.

Babado de Segunda #2: A mulher gorda

Era mais uma nostálgica tarde de domingo, não tinha amigos nem para onde sair. Deitada no sofá, movimentava o controle remoto em busca de alguma programação que lhe agradasse. Suada, impaciente, coberta de preguiça, levantava-se apenas para tomar água e pegar alguma coisa para comer. A casa simples, pequena, morava sozinha, a geladeira repleta de guloseimas, há anos prometia-se um regime e as segundas sempre começaria uma caminhada.  A programação dominical da TV aberta permitia-lhe apenas programas pejorativos, a grande maioria exibindo belas mulheres de corpos esculturais, mostrando lingeries sensuais e micro biquínis em praias. Aquilo era nauseante, torturante, precisava mudar de canal, não poderia maltratar-se tanto assim. Em um súbito ato de revolta, apertou o controle remoto com força o que fez com que mudasse de canal, decidiu então assistir aquele filme, envolver-se mergulhada na história de amor do jovem casal, desejou ser a mocinha a beijar o galã. No interva