Pular para o conteúdo principal

Prosa de Quinta #13: A Mulher de Magdala

Eu, Maria, a mulher de Magdala, anuncio a todos vós, meus irmãos gentios, o Evangelho.




Certamente, foi a primeira vez que fui notada, ouvida. Ele me viu, caída no largo pátio de Magdala, proferindo lamúrias e clamando por ajuda. Sem hesitação, deixou o grupo de fariseus, com quem antes debatia, levou suas mãos aos meus ombros — desafiando a ira dos filhotes de víboras, pois homem não deve tocar em mulher —, e disse: “Mulher, por que choras?”. Ele pronunciaria aquelas mesmas palavras numa madrugada, três anos depois em outra cidade e em circunstâncias totalmente distintas. Ali, no largo pátio, já me sentindo mais leve por alguém querer ouvir uma mulher andrajosa, contei a ele as desgraças que vivi até então, a crueldade e arrogância dos homens que caíam sobre minhas costas.

“Tudo isso porque dizem que há demônios em mim”, assim encerrei minha história, talvez um pouco resignada, pois uma mulher judia que não deseja casamento nem ser tutelada por homens só pode mesmo estar sob influência do maligno. Ele, viajante de Nazaré, após ouvir pacientemente minhas denúncias, tocou de novo em mim e disse: “Não há demônios aqui”. Eu sorri. E há muito tempo não sorria. “Levanta-te do chão, Mulher”, continuou dizendo. “Se quiseres, siga-me, tu serás minha discípula e compreenderá todas as coisas”. Fiquei perdida com aquelas palavras. Não foi uma ordem como bem era corriqueiro receber dos homens. Era uma proposta simples junto a uma promessa grandiosa. Ser alguém e, ao mesmo tempo, conhecer o significado das coisas. De fato, não havia mais o que fazer em Magdala.

Guiada pela curiosidade, questionei quem ele era e o motivo de estender-me a mão enquanto todo o resto virava a face diante da minha desgraça. “Yeshu’a”, disse em aramaico. “Miriam, devolvi em hebraico. “Bem-aventurada sejas se estiveres ao meu lado, pois te ensinarei a encontrar o oásis que tanto buscas nesse deserto que tua vida se transformou”. Levantei e disse a ele: Seguir-te-ei daqui em diante e não irei abandonar-te.

Em três anos de caminhada, viajando por várias comunidades, vi Jesus realizar grandes proezas. Como eu, muitas mulheres o seguiram e ajudavam-no como podiam: alimentos ou dinheiro. Havia homens também. Alguns receberam a missão de pregar e realizar milagres em seu nome, por isso chamados de apóstolos.

Desde aquele dia em Magdala, observava cada gesto e escutava cada palavra proferida por Jesus. Para animosidade de Pedro e outros, Jesus jamais negou resposta às minhas perguntas nem coibiu minha presença no grupo. Na região da Judeia, devido às leis, tornei-me as suas mãos para poder ajudar no batismo de mulheres. Àquela altura, sentia-me preparada para saber mais sobre o Reino, compreender todas as coisas e, naturalmente, tornar-me sua boca.  

Um  dia, já anoitecendo, fui até ele, pois, quis saber mais e, assim, ajudar ainda mais o povo. Quando cheguei até o local, ele observava um córrego, que descia para Jerusalém. Ao perceber que era observado, parou e voltou-se para mim. Antes que pedisse por minha retirada, pois, naqueles dias, Jesus costumava ficar muito tempo sozinho, disse a ele: “Estou pronta, Mestre”. “Sua hora ainda não chegou, Mulher”, respondeu Jesus. Houve um silêncio demorado, quase constrangedor, mas Jesus o quebrou: “Tu me amas? ” Afirmei que sim. Ele perguntou mais duas vezes, e minha resposta foi sempre a mesma: “Sim, amo-o”. Sorridente, ele continuou: “Em verdade te digo, minha hora será a tua também, Maria. Tudo já está sendo preparado”. Assenti em silêncio e saí, deixando-o a sós com o córrego.

Certo dia, antes da ceia do Pessach, Jesus veio até mim e começou a contar-me coisas que não falara abertamente a todos os apóstolos. Disse-me, secretamente, que eles ainda não estavam preparados e que não teriam coragem o bastante. “Judas fará o que tem que ser feito e tu terás que ser forte por eles, Mulher”, dizia Jesus. Revelei que talvez não estivesse pronta para perdê-lo. “Mulher, eu venho te preparando para isso. Serás minha testemunha. Não perca tua fé, pois, minha hora se aproxima e a tua também”. Dizendo isso, beijou-me e eu o abracei forte. Foram as últimas palavras de Jesus dirigidas a mim antes da última ceia, antes de ser capturado e crucificado pelos soldados do Império Romano. Os apóstolos fugiram com medo. Porém, eu e outras mulheres ficamos ali. Minha alma despedaçava-se a cada grito de dor dele. E, após a hora nona, José de Arimateia conseguiu a liberação do corpo de Jesus para sepultá-lo dignamente. Eu não conseguia acreditar que ele tinha deixado a todos nós ou, pior, que tinha me deixado desta maneira tão assustadora e repentina. Promessas foram feitas. Aquilo não podia ser o fim.

No primeiro dia da semana, bem de madrugada, quando ainda estava escuro, fui ao túmulo para perfumar o corpo e vi que estava vazio. Talvez tivessem profanado seu túmulo, pensei. Saí correndo para contar isso a Pedro e a João. Eles foram ao sepulcro, observaram as faixas de linho pelo chão e o pano que tinha coberto a cabeça de Jesus num canto à parte. Haviam tirado Jesus do túmulo, pensaram. Não ficaram muito por ali, pois ainda tinham medo. Voltei para procurar pelos arredores do túmulo. Não iria abandoná-lo. Não sei quanto tempo fiquei ali, encostada nas pedras, clamando para que algo ou alguém me ajudasse. Se alguém o levou, que anjos mandassem um sinal da localização e eu iria buscá-lo imediatamente. Da mesma forma que ele me salvou no largo pátio de Magdala, farei também.

Suplicando aos céus, virei-me para trás e enxerguei um homem em pé. Ele perguntou-me: “Mulher, por que choras?” Fiquei imóvel, gelada. Ele continuou: “Quem procuras, Mulher?”. Era ele diante de mim. Exclamei em hebraico: “Rabûni”. Abracei-o forte. Foi então que Jesus disse: “Para de agarrar-te a mim, Mulher, sua hora acaba de chegar. Tu estás pronta para sua missão. Vai dizer aos meus irmãos, seus irmãos, que o Reino não morreu na cruz, que o Reino continuará vivo, enquanto houver amor.

Então, fui anunciar aos apóstolos que vi Jesus e contar o que ele tinha me dito. Alguns não aceitaram que uma mulher fosse digna de tal missão, mas continuei forte. Eu era a sua testemunha — não só do que foi feito, mas do que ainda será realizado.

Algum tempo depois, ao lado de João e Maria, mãe de Jesus, saí anunciando a boa-notícia pelas regiões do Mediterrâneo, mostrando aos gentios que havia algo mais poderoso que a morte.  



Fonte da Imagem: Maria Madalena Penitente, de El Greco.

Comentários

  1. Maravilhoso, cada parágrafo empolga.. e a reflexão é inevitável. Parabéns!!
    Tô mais espiritualizado agora que em todo o ano, rs.

    ResponderExcluir
  2. Uma releitura interessante de trecho bíblico. Parabéns pela coragem!

    ResponderExcluir
  3. Nos conhecemos em um evento em Paulo Afonso, a temática era o Rio São Francisco. Desde o dia que você comparou o Cristianismo com um rio e fez todas aquelas metáforas, soube que seria um bom nome para a nossa literatura. Obrigado por não parar de escrever! Beijos.

    ResponderExcluir
  4. E👏👏 polêmico como sempre... Adoro viajar nos seus enredos!😘

    ResponderExcluir
  5. Muito bom... empolgante do início ao fim

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Prosa de Quinta #2: Algumas Cartas Não Devem Ser Abertas

Ela acreditava em anjos e, porque  acreditava, eles existiam [Clarice Lispector]. 1 A chaleira apitou, tirando Daniela de um devaneio. As mãos, vestidas em luvas de cozinha, ergueram um envelope de 114 x 162 mm. O vapor atingiu o fecho. Vinte segundos depois, com toda a cautela possível, uma pequena lâmina foi passada por baixo da aba do envelope, partindo o lacre amolecido. — Voilà ! — disse, retirando a carta. Salvador, Bahia, 5 de maio de 1993. Elsa, Será que jamais percebeu minha indiferença pelos seus sentimentos e aflições? Imagino que tenha contratado um detetive (que deve ter sido caro) para descobrir minha localização e enviar aquela carta patética. Nela você diz que ficou doente e só minha presença poderia te acalmar ou te salvar. Pelo amor de Deus, Elsa, és louca de fato ou está ensaiando para entrar num sanatório? Eu voltar? Acorde! Jamais gostei de você. Fiquei ao seu lado por simples interesse. Suas amigas bem que tentaram te avisar, mas você já

Prosa de Quinta #1: A Última Noite

Dizem por aí que o maior fardo que uma mulher  pode carregar é o conhecimento futuro da solidão. 1 Bartolomeu bateu na porta. Ele esperou mais alguns segundos e bateu outra vez. De repente, em sua mente, a ficha caiu. Foi tão estranho, tão perturbador perceber que depois daquela noite jamais bateria naquela porta novamente que, na terceira vez que bateu, fez isso com suavidade. — Bartô? — indagou uma voz familiar. Ela já deveria estar esperando por ele. Como sempre, ele tinha telefonado antes de ir e, naquela noite, aproveitou para antecipar o motivo do fim do relacionamento pelo telefone.  — Sou eu. A porta foi aberta bem devagar.  — Você está bem, Verônica? — Sim... Entre, Bartô. 2 Ele entrou. Verônica trajava uma camisola-lingerie preta de seda pura. O tecido parecia abraçar seu corpo de curvas suaves. Ela foi até um canto da sala de estar, abriu uma garrafa de vinho tinto e encheu uma taça. — Estou com sede, encha mais. — Vá com calma, Bartô.

Babado de Segunda #2: A mulher gorda

Era mais uma nostálgica tarde de domingo, não tinha amigos nem para onde sair. Deitada no sofá, movimentava o controle remoto em busca de alguma programação que lhe agradasse. Suada, impaciente, coberta de preguiça, levantava-se apenas para tomar água e pegar alguma coisa para comer. A casa simples, pequena, morava sozinha, a geladeira repleta de guloseimas, há anos prometia-se um regime e as segundas sempre começaria uma caminhada.  A programação dominical da TV aberta permitia-lhe apenas programas pejorativos, a grande maioria exibindo belas mulheres de corpos esculturais, mostrando lingeries sensuais e micro biquínis em praias. Aquilo era nauseante, torturante, precisava mudar de canal, não poderia maltratar-se tanto assim. Em um súbito ato de revolta, apertou o controle remoto com força o que fez com que mudasse de canal, decidiu então assistir aquele filme, envolver-se mergulhada na história de amor do jovem casal, desejou ser a mocinha a beijar o galã. No interva